Comunicados
Nosso Compromisso
Na Tero Carbon, estamos dedicados promover a participação de projetos de pequena escala no mercado global com metodologias desenvolvidas localmente. Nossa visão é liderar a certificação de ativos ambientais brasileiros com integridade e qualidade, contribuindo para a sustentabilidade global.
Por isso trabalhamos para garantir que cada projeto certificado atenda aos mais altos padrões, promovendo a sustentabilidade e a confiança de nossos clientes. Acreditamos que com honestidade, transparência; respeito e comprometimento chegaremos ao nosso objetivo.
Tero Carbon Abre Chamada para Cadastro de Organismos de Validação/Verificação (VVBs)
A Tero Carbon, uma certificadora brasileira de ativos ambientais com sede em Manaus/AM, anuncia a abertura de uma chamada para o cadastro de Organismos de Validação/Verificação (VVBs) interessados em participar de seus Programas de Certificação. Esta iniciativa visa ampliar e qualificar sua rede de VVBs, garantindo a robustez e a integridade dos processos de certificação de projetos de carbono em todo o Brasil.
Lançada Consulta Pública dos Programas Tero
A Tero Carbon, primeira certificadora digital de ativos ambientais brasileira com origens amazônicas, disponibiliza para consulta pública nesta segunda-feira (19) seus três programas para o mercado de ativos ambientais (crédito e estoque de carbono): Certificação (Versão 1.0), Metodologias (Versão 1.0) e Registro e Uso de Ativos (Versão 1.0).
Tero Carbon é a primeira certificadora brasileira a se integrar à plataforma global CAD Trust
A Tero Carbon, única certificadora de créditos e estoque de carbono do Brasil com DNA genuinamente amazônico, acaba de se integrar à plataforma global Climate Action Data Trust (CAD Trust). Com isso, todo ativo gerado e registrado na Plataforma Tero e suas operações serão também reportadas para um organismo centralizado global. Esse processo visa aumentar, ainda mais, a transparência e rastreabilidade de todos ativos Tero Carbon.
INPA Manifesta Apoio à Tero Carbon para Impulsionar a Sustentabilidade na Amazônia
O INPA apoia a Tero Carbon, destacando a importância da rastreabilidade dos créditos de carbono por meio de blockchain. Este apoio institucional fortalece a certificação e o registro de projetos de carbono, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico na Amazônia, com respaldo nacional e internacional.
Lançamento da Metodologia TERO.005 – Reduções de Emissões de GEE por Veículos Elétricos, Versão 1.0
A Tero Carbon tem o prazer de anunciar o lançamento oficial da metodologia TERO.005 – Reduções de Emissões de GEE por Veículos Elétricos, versão 1.0. Esta metodologia inovadora visa gerar créditos de carbono ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) através da substituição progressiva da frota terrestre por veículos elétricos.
Projeto Eco Farm Santa Bárbara Coffee Recebe Certificação Tero Carbon
O projeto Eco Farm Santa Bárbara Coffee recebe Certificação Tero Carbon gerando 1.937 tCO2e (Créditos de Carbono), Vintage 2024, para um período de creditação de 01/12/2015 a 24/01/2024. Este projeto, baseado em soluções da natureza (NBS), do setor AFOLU, atendeu todos os critérios do Programa de Certificação Tero Carbon. A metodologia utilizada foi a TERO.004 – Estoque de Carbono em Sistema Agrossilvipastoril, versão 1.0.
Consulta Pública da Metodologia TERO.005 – Redução de Emissões de GEE por Veículos Elétricos está aberta
Aberta a Consulta Pública da Metodologia TERO.005, que visa substituir veículos à combustão por veículos elétricos, reduzindo as emissões de GEE. A sociedade civil é convidada a contribuir durante 30 dias para aprimorar critérios e diretrizes para a emissão de créditos de carbono.
Associação Comercial do Amazonas Anuncia Apoio à Tero Carbon
A Associação Comercial do Amazonas – ACA entende que a mesma atenção dada ao papel das florestas e ao agronegócio do estado do Amazonas referente à mudança climática global, também deve ser considerado o potencial que o estado tem de tornar-se a principal base de exportação de Créditos de Carbono, manifestando assim, apoio à Tero Carbon.
Lançada Metodologia TERO.004 – Estoque de Carbono em Sistema Agrossilvipastoril Versão 1.0
A TERO.004 – Estoque de Carbono em Sistema Agrossilvipastoril é uma metodologia de Agricultura Florestas e Uso do Solo (AFOLU, sigla em inglês), nesta primeira versão, voltada para a cultura do Café em todo o território Brasileiro. A metodologia prevê a geração de Crédito de Carbono (por Remoção) Verificado, representado por uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). O período de compromisso do projeto é ilimitado, ou seja, sua data de encerramento pode ser definida posteriormente mediante comunicação à certificadora e ao mercado.
Lançada Metodologia TERO.003 – Estoque de Carbono em Florestas Versão 1.0
Hoje foi lançada a Metodologia TERO.003 – Estoque de Carbono em Florestas, Versão 1.0. Agora, após o período de consulta pública e a revisão dos comentários provenientes da mesma, está pronta para receber projetos.
Primeira Certificação Tero Carbon
Hoje, temos a satisfação de anunciar a primeira certificação realizada pela Tero Carbon. O Projeto Aruanã, além de certificado com base na metodologia TERO.001 – REDD+, foi verificado, gerando ativos ambientais (créditos de carbono verificados).
Tero Carbon anuncia apoio da Incubadora de Empresas do INPA
É com grande satisfação que a Tero Carbon anuncia uma parceria estratégica significativa com a Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Esta colaboração marca um comprometimento conjunto com a preservação e o desenvolvimento sustentável na região amazônica, visando impulsionar empreendimentos que buscam a harmonia entre crescimento econômico e conservação ambiental.
Consulta Pública da Metodologia TERO.004 – Estoque de Carbono em Sistema Agrossilvipastoril está aberta
A TERO.004 – Estoque de Carbono em Sistema Agrossilvipastoril é uma metodologia inovadora que nesta primeira versão é voltada prioritariamente para a cultura do Café em todo o bioma Brasileiro. Ela visa a geração de dois ativos ambientais: Estoque de Carbono Verificado e Crédito de Carbono Verificado, ambos equivalentes a uma tonelada de dióxido de carbono (tCO2e).
Consulta Pública da Metodologia TERO.003 – Estoque de Carbono em Florestas está aberta
Consulta Pública da Metodologia TERO.003 – Estoque de Carbono em Florestas está aberta! A TERO.003 - Estoque de Carbono em Florestas é uma metodologia de Agricultura Florestas e Uso do Solo (AFOLU, sigla em inglês), nesta primeira versão, voltada para o Bioma...
Tero Carbon Completa 1 Ano
A Tero Carbon completa 1 ano, muito obrigado! Há um ano, nos lançamos no mercado como certificadora digital de créditos e estoque de carbono. Durante esse período, garantimos o cumprimento da nossa missão no mercado: Unimos metodologias próprias, desenvolvidas para a realidade da Amazônia e do Brasil, com tecnologias que simplificam o registro de projetos, proporcionando transparência e segurança nas transações de ativos.
Seminário on-line da Metodologia TERO.002 – REDD
A Metodologia TERO.002 – REDD Versão 1.0 foi oficialmente lançada após ser aprovada na etapa de Consulta Pública e agora te convidamos a participar do nosso Seminário on-line para apresentação detalhada.
A Metodologia TERO.002 – REDD Versão 1.0 está lançada e pronta para receber projetos
Após aprovação pelo mecanismo de Consulta Pública, a Metodologia TERO.002 – REDD Versão 1.0 está lançada e pronta para receber projetos.
Semana marcada por importantes eventos relacionados ao mercado de carbono
A semana foi marcada por importantes eventos relacionados ao mercado de carbono. Durante os dias 19 e 20 de junho, o nosso CEO Francisco Higuchi e parte da nossa equipe, teve a oportunidade de discutir avanços significativos nesse setor e apresentar propostas para o mercado regulado de carbono brasileiro.
Consulta Pública da Metodologia TERO.002 – REDD está aberta
A Metodologia TERO.002 – REDD tem como objetivo principal a geração de créditos de carbono verificados de projetos florestais por meio do Desmatamento e Degradação Florestal Planejados Evitados (APD, em Inglês, Avoided Planned Deforestation) no Bioma Amazônia. O REDD significa Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (em Inglês, Reduction of Emissions from Deforestation and Forest Degradation).
Consulta Pública da Metodologia TERO.002 – REDD será lançada em breve
A consulta pública da Metodologia TERO.002 – REDD será lançada em breve e tem como objetivo principal a geração de créditos de carbono verificados de projetos florestais com a atividade de Desmatamento Planejado Evidado (APD, em Inglês, Avoided Planned Deforestation) no Bioma Amazônia
Nós queremos liderar a certificação de ativos brasileiros para o mercado global
Pronto para saber mais sobre nossos serviços de certificação ou precisa de informações detalhadas sobre nossas tarifas de serviço? Contacte-nos hoje e comece a transformar o seu impacto ambiental em valor.
Assine nossa Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e atualizações sobre nossos projetos e iniciativas. Assine nossa newsletter e participe ativamente da transformação para um futuro sustentável.