O projeto Eco Farm Santa Bárbara Coffee recebe Certificação Tero Carbon gerando 1.937 tCO2e (Créditos de Carbono), Vintage 2024, para um período de creditação de 01/12/2015 a 24/01/2024. Este projeto, baseado em soluções da natureza (NBS), do setor AFOLU, atendeu todos os critérios do Programa de Certificação Tero Carbon. A metodologia utilizada foi a TERO.004 – Estoque de Carbono em Sistema Agrossilvipastoril, versão 1.0.
A certificação, conduzida pela Tero Carbon, atesta que a Fazenda Santa Bárbara implementou com sucesso práticas sustentáveis, focadas na remoção de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O projeto concentra-se na remoção de carbono por meio do cultivo de café.
O projeto Eco Farm Santa Bárbara Coffee recebe Certificação Tero Carbon, sendo que o certificado digital (NFT) pode ser acessado na OpenSea através deste link.
Sobre a Fazenda Santa Bárbara
A Fazenda Santa Bárbara, localizada no município de Monte Carmelo, Minas Gerais (MG) é uma referência na região produtora de café do Cerrado Mineiro. O histórico de uso da área do projeto de Eco Farm Santa Bárbara Coffee da fazenda começou na década de 70 quando se iniciou as atividades produtivas do café. No entanto, na década de 80 a cultura do café foi substituída por atividade de bovinocultura de corte, leite e cereais que perdurou por duas décadas. Após esse período, as atividades produtivas do café foram retomadas.
É nesse contexto que a Fazenda Santa Bárbara, tem como missão: “Fazer Cafés Especiais Através de Pessoas Especiais” com objetivo de atender as demandas da segurança alimentar, mitigar a mudança climática com identidade e sustentabilidade. A área total do imóvel rural é de 88,96 hectares, sendo 64 hectares destinados para o cultivo do café das variedades Mundo Novo e Topázio.
A Fazenda Santa Bárbara tem assegurado a produtividade do café associados a projetos sustentáveis dentro da propriedade, com: projetos para tratamentos de resíduos, águas de cinzas e resíduos orgânicos; uso racional dos recursos hídricos, projeto de segurança alimentar, projeto de proteção de abelhas e produção de mel. Essas atividades na propriedade fortalecem a preservação da fauna e flora, favorecendo a estabilidade dos sistemas naturais que são essenciais para a produção do café.
Sobre a Tero Carbon
A Tero Carbon é uma certificadora digital de créditos e estoque de carbono. Criada em Manaus, em 2022, a empresa utiliza metodologias exclusivas, voltadas para a realidade brasileira e que seguem as orientações técnicas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), além de ser a primeira do segmento com DNA genuinamente amazônico.
Seu corpo técnico possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de carbono florestal na Amazônia, com expertise sobre a logística da região e aspectos sociais das comunidades tradicionais. A certificadora utiliza a tecnologia blockchain para conferir segurança, confiabilidade e rastreabilidade ao processo de certificação de ativos ambientais.
Contando com o apoio de instituições renomadas do setor, como a Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IE-INPA), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Federação Nacional das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e da venture builder VB92 Launch Hub.