Hoje foi lançada a Metodologia TERO.003 – Estoque de Carbono em Florestas, Versão 1.0. Agora, após o período de consulta pública e a revisão dos comentários provenientes da mesma, está pronta para receber projetos.

Sobre a Metodologia TERO.003

A metodologia TERO.003 – Estoque de Carbono em Florestas, voltada para o bioma amazônico, inova ao gerar dois ativos ambientais: Estoque de Carbono Verificado e Crédito de Carbono Verificado, ambos equivalentes a uma tonelada de dióxido de carbono (tCO2e). Projetos que a adotam têm um compromisso ilimitado, renovável mediante comunicação à certificadora.

Os ativos são gerados pela preservação e aumento dos estoques de biomassa em áreas florestais, incentivando práticas que mantenham as florestas em pé. A renovação do Estoque de Carbono Verificado está sujeita à verificação periódica, com a possibilidade de gerar Créditos de Carbono Verificados adicionais.

A metodologia, dentro do conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), tem como co-benefício a manutenção e preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. As atividades de silvicultura também são aceitas como forma de enriquecimento do estoque de carbono.

Sobre a Tero Carbon

A Tero Carbon é uma certificadora digital de créditos e estoque de carbono. Criada em Manaus, em 2022, a empresa utiliza metodologias exclusivas, voltadas para a realidade brasileira e que seguem as orientações técnicas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), além de ser a primeira do segmento com DNA genuinamente amazônico. Seu corpo técnico possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de carbono florestal na Amazônia, com expertise sobre a logística da região e aspectos sociais das comunidades tradicionais. A certificadora utiliza a tecnologia blockchain para conferir segurança, confiabilidade e rastreabilidade ao processo de certificação de ativos ambientais e conta com o apoio de instituições renomadas do setor, entre as quais: Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IE-INPA), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Federação Nacional das Indústrias do Estado da Amazônia (FIEAM) e da venture builder VB92 Launch Hub.