A Consulta Pública da Metodologia TERO.005 – Redução de Emissões de GEE por Veículos Elétricos está aberta e aceitando contribuições da sociedade civil.

A Tero Carbon, uma certificadora digital de ativos ambientais brasileira com DNA genuinamente amazônico, tem o prazer de anunciar o lançamento de sua mais recente metodologia para consulta pública: TERO.005 – Redução de Emissões de GEE por Veículos Elétricos.

A metodologia desenvolvida pela BVM12 faz parte do novo Programa de Soluções Baseadas na Tecnologia (TBS), concentrado-se na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ao substituir a frota terrestre de veículos à combustão por veículos elétricos. Destinada a empresas com frotas veiculares ou empresas de aplicativos para logística ou mobilidade, a TERO.005 estabelece critérios precisos e criteriosos para garantir integridade e transparência na emissão de créditos de carbono por emissões reduzidas.

A consulta pública, lançada em 17 de maio de 2024, tem como objetivo principal coletar as contribuições da sociedade civil sobre a metodologia. Assim, durante um período de 30 dias, convidamos todas as partes interessadas a revisar a metodologia e fornecer feedback valioso. Acreditamos que essa colaboração ajudará a refinar ainda mais a TERO.005, tornando-a uma ferramenta poderosa para promover a transição para uma economia de baixo carbono.

A Tero Carbon está comprometida em liderar a certificação de ativos ambientais brasileiros, e a TERO.005 é mais uma demonstração desse compromisso. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a comunidade para desenvolver soluções que protejam nosso meio ambiente e promovam um futuro mais sustentável para todos.

Como Participar

A Consulta Pública da Metodologia TERO.005 – Redução de Emissões de GEE por Veículos Elétricos está aberta. Para mais informações sobre a metodologia e formulário de participação, visite nosso site.

Sobre a Tero Carbon

A Tero Carbon é uma certificadora digital de créditos e estoque de carbono. Criada em Manaus, em 2022, a empresa utiliza metodologias exclusivas, voltadas para a realidade brasileira e que seguem as orientações técnicas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), além de ser a primeira do segmento com DNA genuinamente amazônico.

Seu corpo técnico possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de carbono florestal na Amazônia, com expertise sobre a logística da região e aspectos sociais das comunidades tradicionais. A certificadora utiliza a tecnologia blockchain para conferir segurança, confiabilidade e rastreabilidade ao processo de certificação de ativos ambientais.

Contando com o apoio de instituições renomadas do setor, como a Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IE-INPA), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Federação Nacional das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e da venture builder VB92 Launch Hub.