Eco Farm Santa Bárbara Coffee

Eco Farm Santa Bárbara Coffee

Eco Farm Santa Bárbara Coffee

Projeto do tipo AFOLU, Agricultura

Projeto

Ficha Técnica

Eco Farm Santa Bárbara Coffee

Moncerrado Comércio e Exportadora de Café Ltda

Juliana Rezende Mello, (34) 9 9985-7090, fazendasantabarbaracafes@gmail.com 

Em certificação

Listagem: 22/03/2024

AFOLU, Agricultura

TERO.004 – Estoque de Carbono em Sistema Agrossilvipastoril, Versão 1.0

Início em 01/03/2024 (duração de 5 anos – sujeito a prorrogação)

Fazenda Santa Bárbara
Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil – 18°47’17.09″S, 47°33’45.72″O

88,96 hectares

AP (Cultivo Café): 64 hectares

Manutenção dos estoques de carbono em sistemas agrossilvipastoris

Inventário Florestal Amostral (IFA)

Em revisão

A Fazenda Santa Bárbara, localizada no município de Monte Carmelo, Minas Gerais (MG) é uma referência na região produtora de café do Cerrado Mineiro. O histórico de uso da área do projeto de Eco Farm Santa Bárbara Coffee da fazenda começou na década de 70 quando se iniciou as atividades produtivas do café. No entanto, na década de 80 a cultura do café foi substituída por atividade de bovinocultura de corte, leite e cereais que perdurou por duas décadas. Após esse período, as atividades produtivas do café foram retomadas.

É nesse contexto que a Fazenda Santa Bárbara, tem como missão: “Fazer Cafés Especiais Através de Pessoas Especiais” com objetivo de atender as demandas da segurança alimentar, mitigar a mudança climática com identidade e sustentabilidade. A área total do imóvel rural é de 88,96 hectares, sendo 64 hectares destinados para o cultivo do café das variedades Mundo Novo e Topázio.

A Fazenda Santa Bárbara tem assegurado a produtividade do café associados a projetos sustentáveis dentro da propriedade, com: projetos para tratamentos de resíduos, águas de cinzas e resíduos orgânicos; uso racional dos recursos hídricos, projeto de segurança alimentar, projeto de proteção de abelhas e produção de mel. Essas atividades na propriedade fortalecem a preservação da fauna e flora, favorecendo a estabilidade dos sistemas naturais que são essenciais para a produção do café.

Além disso, ao converter o sistema de produção da fazenda, os proprietários mudaram o uso alternativo da terra. Antes com a predominância em atividades de pecuária como a bovinocultura com pastagens e agora com o cultivo do café. A manutenção das atividades produtivas sustentáveis do cafezal, garante empregos e a geração de riqueza local. Nesse atual cenário, o cultivo do café promove a remoção das emissões de gases de efeito estufa (CO2 da atmosfera), elevando a propriedade rural produtora de café ao papel de mitigadora. Esse papel de mitigação se dá, principalmente, por meio da remoção de GEEs da atmosfera. Por exemplo, o cultivo do café, contribui para o sequestro de carbono, ajudando a mitigar o aumento das concentrações de CO2 na atmosfera. O café, além de remover o CO2 e estocar o carbono, armazena e emite vapor de H2O para atmosfera auxiliando na manutenção do equilíbrio do microclima local.

PROJETO

Informações Complementares

ITEM

CAMINHO

Fazenda Santa Bárbara (Webpage)

Globo Rural (Vídeo: Prêmio Mulheres do Agro -Juliana Rezende Melo)

CERTIFICAÇÃO

Documentos

ITEM

CAMINHO

Certificado de Acreditação (EN)

-

Documento de Concepção de Projeto (PT/EN)

-

Declaração de implementação voluntária (PT)

Declaração de desmatamento zero (PT)

Declaração de cessão de direito de imagem (PT)

Mapa com a localização do projeto

Mapa

Localização do Projeto