É com satisfação que a Tero Carbon anuncia o início do processo de consulta pública da nova metodologia TERO.007 – Gestão de Terras Agrícolas (ALM) versão 1.0, com abertura no dia 6 de novembro de 2025 e duração de 30 dias corridos. Convidamos todos os desenvolvedores de projetos AFOLU, consultores, auditores, partes interessadas e demais atores do mercado de carbono a participarem do debate e contribuírem com sugestões.
Contexto e relevância
A TERO.007 responde à demanda crescente por metodologias de alto padrão técnico e alinhamento ao contexto agrícola brasileiro. Um diferencial desta versão é a co-autoria entre a Hdom Consultoria Ambiental e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura – USP (CENA/USP).
A Hdom já é reconhecida por seu protagonismo no setor de metodologias de carbono — foi responsável pela elaboração das metodologias TERO.001 – REDD+, TERO.002 – APD, TERO.003 – Estoque de Carbono em Florestas e TERO.006 – ARR — o que atesta seu domínio técnico no âmbito da certificação de ativos ambientais.
Agora, ao se unir ao CENA/USP, a metodologia ganha robustez científica adicional: o CENA é instituto especializado da Universidade de São Paulo com histórico de excelência em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de agricultura, meio-ambiente e técnicas nucleares aplicadas à agropecuária.
Essa parceria reforça a credibilidade da Tero Carbon e contribui para fortalecer o mercado nacional de carbono, ao oferecer uma metodologia técnica adaptada à realidade brasileira, com base científica de alto nível.
Leia a declaração do CENA/USP a respeito da nova metodologia.

O que há de novo
Além do lançamento da TERO.007, comunicamos que o documento do Programa Tero “TC-DC.CER.003 – Diretrizes Técnicas para Quantificação de Carbono em Projetos AFOLU” foi atualizado para a versão 1.2. Entre as principais inovações está a introdução da “Metodologia Bayesiana para Quantificação e Certificação de Estoques de Carbono” — autoria de Maria Gabriela da Silva Araújo e Luiz Antonio Martinelli (CENA/USP) — cuja aplicação favorece a quantificação de carbono em sistemas agrícolas de maneira mais robusta e adaptada à realidade local.
Por que participar da consulta pública?
Aberturas de consulta pública são parte integrante do compromisso da Tero Carbon com transparência, credibilidade e participação colaborativa. Suas sugestões auxiliam no aprimoramento da metodologia, garantindo que ela esteja alinhada às necessidades de projeto, aos requisitos regulatórios brasileiros (como o Lei nº 15.042/2024 e o Lei nº 14.119/2021 sobre o SBCE) e aos padrões internacionais de integridade (como ICROA e ICAO/CORSIA).
Como participar
- Período de consulta: 06/11/2025 até 05/12/2025
- Envie comentários, perguntas ou sugestões por meio do formulário disponível neste link ou clicando no botão abaixo
Informações Essenciais
| Webpage da Metodologia TERO.007 – ALM |
| Diretrizes Técnicas para Quantificação de Carbono em Projetos AFOLU (v1.2) |
| Formulário para contribuição |
Contamos com sua colaboração para que a TERO.007 se torne uma referência de credibilidade, rigor técnico e aplicabilidade no setor de carbono agrícola no Brasil.
Sobre a Tero Carbon
A Tero Carbon é a única certificadora brasileira presente no mapeamento internacional de Standards e que integra o rol de registradoras na CAD Trust. Ela se destaca por sua abordagem flexível e adaptativa na certificação de ativos ambientais. O foco é promover a sustentabilidade e incluir projetos de diversas escalas no mercado global de carbono. Sua equipe técnica acumula mais de 15 anos de experiência em projetos de carbono florestal na Amazônia. Essa expertise alia profundo conhecimento da logística regional e dos aspectos socioambientais das comunidades tradicionais à utilização da tecnologia Blockchain, que garante segurança, confiabilidade e rastreabilidade em seus registros.
Além disso, a empresa conta com o apoio de instituições renomadas, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e sua incubadora de empresas (IE-INPA), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Federação Nacional das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), da Associação Comercial do Amazonas (ACA) e da venture builder VB92 Launch Hub. Com essa base, a Tero Carbon está preparada para liderar a certificação de ativos ambientais brasileiros para o mercado de carbono global.