Metodologia

TERO.001 - REDD+

TERO.001 – REDD+

Visão Geral

Tipo

Agricultura, Silvicultura e Outros Usos da Terra (AFOLU)

Categoria

Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal, incluindo a conservação e aumento dos estoques de carbono (REDD+)

Atividades

  • Desmatamento Planejado Evitado (APD)
  • Restauração de Área Degradada (RAD)
  • Manejo Reduzido

 

Ativo

Crédito de Carbono Verificado (tCO2e)

A metodologia TERO.001 pode ser aplicada para imóveis rurais localizados na Amazônia brasileira. Todo imóvel rural, devidamente regularizado e com florestas, pode gerar créditos de carbono por meio de projetos de Redução de Emissões via Desmatamento e Degradação Florestal Evitados (REDD+).

Um projeto REDD+ pode ser implementado em um ou mais imóveis rurais (público ou privado). Seu objetivo principal é trazer desenvolvimento sustentável por meio de “desmatamento zero”.

Esta metodologia permite quantificar os estoques de carbono na floresta e estimar as emissões evitadas pela preservação e conservação da floresta, além de recuperação de áreas degradadas e manejo reduzido.

Ao renunciar o direito de fazer o uso alternativo da terra, o proponente garante a não emissão e gera Créditos de Carbono, com o compromisso de investir em projetos de desenvolvimento sustentável, gerando assim emprego e renda. Isso chamamos de Adicionalidade.

TERO.001 – REDD+

Elegibilidade

Floresta no Bioma Amazônico

O imóvel rural deve estar localizado integralmente no bioma amazônico

imóveis públicos ou privados

Imóveis rurais privados; Unidades de Conservação governamentais e/ou privadas de Uso Sustentável que tenham prerrogativa de uso alternativo da terra

imóvel rural deve estar regular

O imóvel precisa estar devidamente documentado e com macrozoneamento realizado e sem sobreposições

Tamanho mínimo do imóvel

Pelo menos 1 ha (um hectare ou 10.000 m²) de floresta localizada nos limites geográficos da Área de Uso Múltiplo do imóvel

Garantia de não dupla contagem

O imóvel não pode ter um projeto de REDD+ registrado/certificado por outro “padrão/ metodologia” no mesmo período de creditação

Adicionalidade

O projeto de desenvolvimento sustentável deve empregar ao menos um colaborador

Atividades do Projeto

O projeto deve desenvolver ao menos uma das atividades previstas na metodologia

Não obrigatoriedade

As atividades do projeto não podem ocorrer por obrigatoriedade (Lei, Auto de infração etc)

Metodologia

TERO.001 – REDD+, Versão 1.0 (Português e Inglês)

TERO.001 – REDD+

F.A.Q.

Somos uma Certificadora Digital de Ativos Ambientais. Caso você deseje conversar, entre em contato conosco!

 

Posso solicitar certificação do meu projeto com o imóvel irregular?

Não. A Tero Carbon não certifica projetos que não estejam em concordância com as salvaguardas. Caso o seu imóvel rural não esteja regular você pode iniciar o processo de registro do projeto, porém não poderá solicitar sua certificação até o momento da regularização.

Preciso ter feito um inventário florestal para solicitar certificação do projeto?

Sim. É necessário apresentar uma planilha com os dados coletados em campo para que a Tero Carbon possa fazer uma auditoria nos dados.

Preciso elaborar e submeter o meu DCP?

Não. O Documento de Concepção de Projeto (DCP) é elaborado pela própria plataforma Tero Carbon. Apenas é necessário preencher os formulários com as informações do projeto que o documento é automaticamente gerado pela plataforma.