A Tero Carbon, certificadora brasileira de ativos ambientais, convida desenvolvedores de projetos, metodologistas e participantes do mercado voluntário de carbono para contribuir com a Consulta Pública da versão 2.0 de seus Programas, disponível até 30 de abril de 2025. Esta atualização reflete nosso compromisso com melhoria contínua, transparência e inclusão de projetos de pequena escala no mercado global, alinhados à nossa missão de promover metodologias desenvolvidas localmente com integridade e qualidade.
O que a Versão 2.0 traz de Inovação?
A evolução dos programas incorpora avanços técnicos e feedbacks do setor, fortalecendo a robustez e a aplicabilidade dos padrões Tero Carbon. Agora, os Programas foram desmembrados em Documentos Auxiliares que atuam em sinergia entre Programas. Confira os destaques:
1. Programa de Certificação (2.0)
Documentos Técnicos Atualizados:
- Definições (2.0): Padronização de termos críticos como adicionalidade, risco de não permanência e vazamento (leakage).
- Ferramenta de Análise dos Critérios de Aceitação para Validação de Projeto (2.0) e Verificação de Projeto (2.0): Checklists para auxiliar o desenvolvedor na submissão de seus projetos e evitar retrabalho.
- Ferramenta de Demonstração de Adicionalidade de Projeto (2.0): Métodos flexíveis para comprovar impactos adicionais em NBS e TBS.
- Ferramenta de Análise de Escala de Projeto (2.0): Critérios diferenciados para projetos de pequena e grande escala, garantindo equidade.
- Ferramenta de Estruturação de DCP (2.0): Modelo otimizado para preparação do Documentos de Concepção de Projeto.
- Critérios de Seleção de VVB (2.0): Diretrizes reforçadas para seleção de auditorias independentes.
- Base Metodológica para Estimativa de Estoques de Carbono em AFOLU (1.0): Possibilidade de submissão de softwares de quantificação para validação de projetos NBS.
- Declarações diversas: Auxiliar o desenvolvedor na coleta de declarações dos proponentes de projeto NBS e TBS.
2. Programa de Metodologias (2.0)
- Ferramenta de Análise dos Critérios de Aceitação de Metodologia (2.0): Validação rigorosa de novos métodos.
- Ferramenta de Estruturação de Metodologia (2.0): Padronização para criação de metodologias Tero.
- Resposta aos Comentários da Consulta Pública (2.0): Auxilia a transparência na incorporação de contribuições técnicas.
3. Programa de Ativos (2.0)
- Processo de Tokenização (2.0): Documento para auditoria dos Smart Contracts da Tero Carbon.
- Política de Integridade de Ativos (1.0): Garantia de rastreabilidade e prevenção de dupla contagem.
Aprimoramentos Técnicos da Versão 2.0
Como destaque dos aprimoramentos técnicos da Versão 2.0 podemos destacar:
- Gestão de Riscos: Introdução de abordagens dinâmicas para reserva de buffer e tonne-per-year, adaptáveis a diferentes metodologias.
- Salvaguardas Socioambientais: Agora aplicadas tanto para projetos de pequena, quanto grande escala.
- Flexibilidade na Mitigação de Riscos: Possibilidade de os desenvolvedores proporem modelos próprios para cálculo de risco de não permanência, sujeitos à validação da Tero.
- Homologação de Softwares: Processo estruturado para aprovação de ferramentas de quantificação de estoques de carbono em áreas florestais e agrícolas, priorizando precisão e transparência.
Participe da Construção Coletiva
Sua expertise é essencial para refinar nossos processos e ferramentas que ampliam o acesso de projetos de pequena e grande escala brasileiros ao mercado global.
Clique no botão abaixo para acessar os documentos, enviar sugestões e participar da Consulta Pública.
Sobre a Tero Carbon
A Tero Carbon é a única certificadora brasileira presente no mapeamento internacional de Standards e que integra o rol de registradoras na CAD Trust. Ela se destaca por sua abordagem flexível e adaptativa na certificação de ativos ambientais. O foco é promover a sustentabilidade e incluir projetos de diversas escalas no mercado global de carbono. Sua equipe técnica acumula mais de 15 anos de experiência em projetos de carbono florestal na Amazônia. Essa expertise alia profundo conhecimento da logística regional e dos aspectos socioambientais das comunidades tradicionais à utilização da tecnologia Blockchain, que garante segurança, confiabilidade e rastreabilidade em seus registros.
Além disso, a empresa conta com o apoio de instituições renomadas, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e sua incubadora de empresas (IE-INPA), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Federação Nacional das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), da Associação Comercial do Amazonas (ACA) e da venture builder VB92 Launch Hub. Com essa base, a Tero Carbon está preparada para liderar a certificação de ativos ambientais brasileiros para o mercado de carbono global.